Sisal Natural


Estas tramas são de fibras naturais como o próprio sisal, cânhamo, juta e fibra de bananeira, possuem um toque mais rústico e dão um charme bem artesanal para o ambiente, são tramas que requerem um pouco de cuidado com relação a fluidos por conta de sua absorção.

Embora existam suas versões tingidas as mais populares e requisitadas são as cores naturais da fibra que remetem a cor de palha e tabaco.

O tapete de sisal natural é de fácil assertividade e são indicados para ambientes despojados no estilo wabi-sabi, buscando o luxo na simplicidade.

Sua confecção é feita em tear nó por nó até dar origem aos mais diversos desenhos e formas, onde a criatividade e habilidade do artesão são levadas em consideração para avaliar a peça.

Cuidados

Apesar de ser muito resistente a trafego a fibra de sisal possui alguns cuidados especiais com relação a fluidos, pois tem uma fácil absorção e não queremos manchas indesejáveis em nosso lindo tapete de sisal.

Uma solução com vinagre branco e bicarbonato pode remover manchas até mesmo de vinho se tratado no mesmo instante. Vale lembrar que você deve se sentir apto a isto ou procurar ajuda de um profissional, já que estas tramas são tecidas de diferentes formas e algumas vezes com mais de um material.

Não se preocupe muito, pois ao passar do tempo seu tapete de sisal pode apresentar alguns fiapos que pode parecer um certo desgaste e isto é maravilhoso e em valor estético só significa que você tem uma peça artesanal e que estas reações são normais e deixam seu tapete ainda mais bonito.

Sua grande vantagem com relação a manutenção é que por ser uma fibra mais rígida você pode varrer facilmente quaisquer restos sólidos que venham a cair sobre a peça e até mesmo sacudi-lo.

Ambientes

Existem ambientes e locais que tem mais afinidade com o tapete de sisal natural e que se fazem valer de suas características únicas. 

Lembrando que é um tapete mais rústico e o foco é o seu design mais wabi-sabi ( centrada na aceitação da transitoriedade e imperfeição) devemos então considera-lo para ambientes como sala de jantar, hall de entrada, área gourmet, casa de praia, enfim, onde exista presença do amadeirado, trabalhos artesanais de nó, adornos com esta temática ou até em ambientes mais sérios onde queremos trazer esta proposta.

O experimento é sempre valioso pois são milhares de possibilidades com esta fantástica trama.

Agora que você já sabe muito sobre tapeçaria de sisal natural que tal dar uma navegada no site da Passie para explorar esta perfeita imperfeição.